26-27 novembro 2021
Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais
26-27 novembro 2021
Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais

Início

O IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química (IXDEDQ), que se realizará na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo em Cascais nos dias 26 e 27 de novembro e foi acreditado como ação de formação de 12 horas pelo CCPFC, marca o retorno das atividades da Divisão a um regime presencial. Ainda teremos algumas limitações decorrentes da pandemia, que por exemplo nos obrigam a limitar o número de participantes, mas seguramente poderemos voltar a ter o prazer de discutir ciência e rever colegas cara a cara e não através de um qualquer ecrã tecnológico. Neste novo normal a Comissão Organizadora decidiu privilegiar exatamente a “Química 4.0 Educar e Comunicar para a Inclusão e Literacia(s)” como tema central do encontro e lema da ação de formação, visando dotar os professores de conhecimentos direcionados à integração dos vários saberes, nomeadamente através da utilização de tecnologias digitais no ensino da química. A transição digital como fator de promoção da inclusão será um dos temas recorrentes deste encontro.

E porque não começar desde já a planear a sua visita a Cascais? O site Lisboa Secreta dá-lhe algumas sugestões de locais imperdíveis a visitar https://lisboasecreta.co/15-sitios-imperdiveis-em-cascais/

Seja bem-vindo, esperamos por si… presencialmente!

 

Objetivos

  • Reunir professores de química de todos os ciclos de ensino, investigadores, bem como divulgadores e simpatizantes de química 

  • Proporcionar à comunidade de professores, investigadores, divulgadores e simpatizantes de química a possibilidade de divulgar os seus trabalhos no âmbito da Química 4.0. Educar e comunicar para a inclusão e literacia(s).

  • Fomentar a ligação entre o contexto escolar, de investigação e de divulgação, possibilitando a transferência de saber e conhecimento.

  • Promover dinâmicas promotoras da Inclusão e Cidadania com base nos Domínios de Autonomia Curricular.

  • Aprofundar estratégias para uma cidadania ativa, informada e participada de toda a comunidade educativa.

Tópicos

  • Literacia científica e STEAM

  • Desenvolvimento sustentável e química verde

  • Inclusão no ensino e aprendizagem da química 

  •  Ensino da química, gestão curricular e avaliação

  • Inovações pedagógicas na prática da química

  • Trabalho experimental e laboratorial da química

  •  Educação da química na era digital 

  • Espaços não-formais de educação científica