Formação
Química 4.0 Educar e Comunicar para a Inclusão e Literacia(s)
Registo CCPFC/ACC 112598/21 - 12h acreditadas
A Ação de Formação Química 4.0 Educar e Comunicar para a Inclusão e Literacia(s) visa dotar os professores de conhecimentos direcionados à integração dos vários saberes, nomeadamente através da utilização de tecnologias digitais no ensino da química.
Atendendo a que está em curso a transição digital como fator de promoção da inclusão, este será um dos temas base do IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química e simultaneamente um tema para aprofundamento na Ação de Formação.
CONTEÚDOS
Literacia científica e STEAM
Desenvolvimento sustentável e química verde
Inclusão no ensino e aprendizagem da química
Ensino da química, gestão curricular e avaliação
Inovações pedagógicas na prática da química
Trabalho experimental e laboratorial da química
Educação da química na era digital
Espaços não-formais de educação científica
METODOLOGIA
A ação está organizada em 8 temas integradores (conteúdos já definidos) que serão desenvolvidos em 5 sessões plenárias (4 h), uma mesa redonda (1 h), 4 oficinas em paralelo de que o formando escolherá apenas uma (3 h), duas apresentações de livros (1/2 h), comunicações orais (1,5 h), atividades práticas (1 h) e sessões de abertura e encerramento (1 h).
AVALIAÇÃO
A avaliação terá por base uma reflexão crítica sobre a ação com base no formulário fornecido. A classificação do formando será formalizada numa escala de 1 a 10 de acordo com o previsto no Regulamento para acreditação de ações de formação contínua do CCPFC (9 de maio de 2016).
Aos formandos que tenham estado presentes em pelo menos 2/3 das horas de formação e concluído com aproveitamento positivo será passado um Certificado de Formação correspondente a 0,5 créditos.
FORMADORES
Sérgio Rodrigues
Adelino Galvão
Isabel Coutinho
Teresa Conceição
Ana Charas
Joaquim Faria
Carla Morais