26-27 novembro 2021
Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais
26-27 novembro 2021
Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais

Oficinas

dia 26 de novembro - 15h-18h.

Cada participante deverá inscrever-se na sua área pessoal, no separador "reservas", na oficina que deseja frequentar. Serão consideradas apenas as inscrições de participantes com a inscrição regularizada.


Química 4.0 - Desenvolvimento de soft-skills socio-emocionais com ferramentas Points of You.

Sala  I. 1.70

O quadro conceptual da OCDE identifica a necessidade do desenvolvimento de diferentes soft-skills nos alunos e futuros profissionais do século XXI.

Learning Compass 2030 - distingue diferentes competências a desenvolver, nas quais se incluem as competências socio-emocionais. O respeito mútuo, curiosidade, colaboração, consciência (de si, dos outros e do mundo) e abertura para a experiência são algumas das competências socio-emocionais associadas ao sucesso escolar. De facto, foram encontradas evidências da relação entre personalidade, consciência e competências cognitivas, bem como da relação entre a arte, independentemente da forma como esta se manifesta, a capacidade de atenção e as competências cognitivas. 

A curiosidade e a criatividade em sala de aula estão também associadas à existência de ambientes percecionados pelos alunos como ambientes seguros e estimulantes. 

Nesta oficina propomo-nos explorar, de uma forma lúdica e com as ferramentas Points of You, formas de desenvolver competências socio-emocionais que contribuem para a criação de espaços seguros de aprendizagem. Em particular iremos treinar a escuta ativa, a consciência de si e dos outros, o respeito pela diferença, a curiosidade e a abertura à experiência. 

Formadora

Dsc 0010 Rev3

Gilda Cunha

ESTeSL
Instituto Politécnico de Lisboa; Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Inquiry na aprendizagem das transformações químicas 

O inquiry tem sido uma das estratégias de aprendizagem recomendadas a nível nacional e internacional para o ensino da Química. O inquiry envolve tarefas multifacetadas que permitem: a realização de observações; a identificação de problemas; o planeamento de investigações; a previsão e a exploração; a pesquisa em livros e outras fontes de informação; a utilização de ferramentas para analisar e interpretar dados; e a comunicação dos resultados. As potencialidades das tarefas de investigação encontram-se associadas a certas caraterísticas, tais como: o seu caráter aberto e a sua ligação aos interesses e questões do aluno, a possibilidade de criar nos alunos a vivência de situações de sucesso, o facto de envolver uma dimensão prática e de colocar o aluno no centro da sua própria aprendizagem. Nesta oficina de formação pretende-se explorar com os professores o inquiry. Para isso, propomos uma tarefa sobre transformações químicas, de forma a envolvê-los na identificação de um problema, no planeamento de experiências, na recolha de evidências, na interpretação de resultados e na formulação de conclusões.

Formadoras

Monica

Mónica Baptista

IE/UL
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Iva

Iva Martins

IE/UL
...
Aneto

Maria Neto

Agrupamento de Escolas D. Dinis
...
Teresa

Teresa Conceição

IE/UL
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Machine Learning no contexto do Ensino de Química

Sala K. 1.73

A Inteligência Artificial é uma tecnologia do presente. Neste momento, computadores, um pouco por todo o mundo, recolhem e analisam dados de forma autónoma e é bem provável que transporte consigo, diariamente, pelo menos um dispositivo que utiliza esta tecnologia. Neste curto workshop, entrará em contacto com uma ferramenta simples que lhe vai permitir utilizar algumas técnicas de Machine Learning em contexto de sala de aula, possibilitando uma melhor preparação dos seus alunos para um futuro que é já presente.

Formador

None

César Marques

...
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Equilíbrio químico e velocidade de reações: modelação matemática com uma folha de cálculo no Ensino Secundário

A folha de cálculo é um dos tipos de software mais utilizado em quase todas as áreas da ciência e da tecnologia, em parte devido ao seu interface, baseado em tabelas de números e cálculos (em vez de representações algébricas, como nas linguagens de programação).

Nesta oficina, os participantes terão oportunidade de construir modelos matemáticos de reações químicas, controlando parâmetros e condições iniciais, e explorando gráficos de diversos tipos, utilizando uma folha de cálculo. Discutir-se-á também qual é o enquadramento curricular deste tipo de atividades.

Formador

Iu

Vitor Duarte Teodoro

FCT-UNL, PT
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Biografia

Ferramentas de apresentações eletrónicas - Exemplos e práticas

Sala: H. 1.69 

As apresentações eletrónicas são dos instrumentos mais utilizados pelos professores, no entanto tendem a criar aulas mais expositivas e com menos indicadores sobre a evolução dos alunos. Neste workshop irei apresentar algumas ferramentas que permitem tornar as apresentações mais atrativas, assim como as suas diferentes características e a leitura dos dados por elas criadas.

Formador

Joaomouro

João Mouro

FCT-UNL
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Atividades laboratoriais por estações

Laboratório: K.1.72 

As atividades experimentais são essenciais para o desenvolvimento de competências na area das ciencias.  Nesse contexto, a realização de atividades experimentais por estações, pelas suas caracteristicas, pela sua variedade (atividades experimentais, simulações, questões teórico práticas, etc...), abrangência (é possivel usar em qualquer tema de quìmica e física)  e necessidade de recursos, torna-se essencial. Nesta oficinaserão realizadas atividades hands-on nesta metodologia de trabalho experimental.

 Formadora

None

Isabel Ribau

CICS.NOVA, FCT-UNL
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